Notícia

Voltaço firma parceria com a equipe Jaguar de futebol de robôs

Equipe da IFRJ irá disputar o Campeonato Brasileiro de Robótica e irá levar o nome do Esquadrão de Aço

Uma parceria inédita no mundo do futebol acaba de acontecer! O Volta Redonda FC e a equipe Jaguar firmaram um acordo e a equipe de futebol de robôs da IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Volta Redonda) irá disputar o Campeonato Brasileiro de Robótica 2019 com o nome do Voltaço. A competição acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro, no Rio Grande do Sul.

Empolgado com a parceria, o professor e técnico da equipe Helton Sereno destaca que esta será a primeira vez na história que um clube de futebol apoia um time de futebol de robôs.

Há muito tempo buscamos esta parceria, pensando em unir as nossas duas paixões, que são futebol e a tecnologia. Este ano, conseguimos chegar até ao diretor social Washington, que viabilizou esta parceria. Geralmente, nossos times são apoiados pelas instituições de ensino e pequenos apoiadores pontuais. Será a oportunidade de levar a marca do time para todo o Brasil e, quem sabe, para Copa do Mundo de Robôs – destacou Helton, que ainda mandou um recado para a torcida do Volta Redonda.

A torcida do Volta Redonda pode acreditar que iremos honrar nosso uniforme e levar o nome do Voltaço para todo o país. Vamos mostrar para todos a força do Esquadrão de Aço – afirmou.

O presidente do Voltaço Flávio Horta falou sobre a parceria entre as equipes e ressaltou a importância do apoio aos jovens da IFRJ.

A equipe Jaguar vem desenvolvendo um trabalho de excelência nos últimos anos, reafirmando que Volta Redonda é uma cidade de muitos talentos em todas as áreas. É uma parceria que conseguiremos implementar sem custos para o clube e que é uma maneira de incentivarmos e apoiarmos práticas da cidade, que também é função do Voltaço, aliado a mais uma divulgação do nome do clube. Convidamos todos a conhecerem este projeto – destacou o presidente tricolor, que ainda mandou um recado para os integrantes da equipe Jaguar.

Sejam muito bem-vindos a família Voltaço. Confiamos muito no potencial de vocês e podem ter certeza que estaremos na torcida para que façam um grande campeonato e conquistem mais este troféu – completou.

Além do Volta Redonda FC, a equipe Jaguar contará com o apoio do VR Facts e da Top Celular, que irão ajudar na compra do uniforme.

A equipe Jaguar

A Equipe Jaguar surgiu em 2012, em homenagem a Jaguatirica do Voltaço e, no ano seguinte, começou a atuar na área de futebol de Robôs. Em 2015, o time comprou os primeiros robôs humanoides, se tornando a primeira equipe de Ensino Médio a competir nesta categoria.

Os alunos da IFRJ que integram a equipe Jaguar

No mesmo ano, eles se tornaram campeões latino-americanos da categoria combinada de Robôs Humanoides e, desde então, estão entre os três primeiros lugares, competindo com universidades como UFJF, UnB, FEI, ITA entre outras.

Atualmente, a equipe possui 12 alunos e dois coordenadores. Os alunos dividem o tempo entre estudos e “treino” com os robôs. Após a aula, os estudantes vão para o laboratório para desenvolver a tática de jogo, reconhecimento de bola, o andar e o chutar do robô.

Desde 2012, a equipe já disputou diversos campeonatos, inclusive, participando da Copa do Mundo de Robôs de 2014 a 2017, sendo campeã em 2014 e em 2016 na categoria OnStage.

Quem quiser conhecer mais sobre a equipe Jaguar, pode seguir o time nas redes sociais do projeto: facebook: EquipeJaguar ; Instagram: @equipe.jaguar ou @naoslife; e twitter: @JaguarEquipe.

Leave a Reply

Font Resize